Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

TEMPORAIS




 
Mais um temporal esta noite, mais enchentes, ruas obstruídas, numa cidade abandonada.
Mas isto, infelizmente, não é novidade como podemos ver nas fotos antigas. É certo que o Rio tem dificuldades face às características da cidade entre o mar e a montanha, mas é certo também que há grande ineficiência da Prefeitura, através dos tempos.
A primeira foto é de Uriel Malta, colorizada pelo Nickolas, e mostra a Rua Tonelero no entorno da Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana.
A segunda, de 1971, mostra um ônibus que quase caiu no canal da Rua Maracanã.
A terceira foto, de 1966, mostra o resultado do temporal que atingiu a Rua Maxwell.
Na última, um táxi “Zé do Caixão” enfrenta as águas na Rua do Matoso.

12 comentários:

  1. A primeira foto é repetida mas é espetacular. O trabalho do Nickolas é uma beleza. As demais mostram o que sempre acontece na região do Maracanã. Acho que o piscinão do Paes não deu o resultado esperado. Barra, Jacarepaguá e Lagoa estão um caos hoje.

    ResponderExcluir
  2. A rua do Matoso sempre foi problemática, bem como as ruas adjacentes. A goto da rua Maxwell é do tempo anterior ao alargamento feito por Negrão de Lima em 1969. Quanto às obras de infraestrutura, é sabido por todos que "não dão voto, já que estão embaixo da terra e a corrupção nas prefeituras é endêmica. Some-de a isso educação somaliana do povo, e em especial a de uma "raça sui generis": o favelado, já que ele entope os bueiros da cidade com os dejetos despejados das favelas. Onde existe favela, existe sujeira e atraso de vida. A última declaração do imbecil que ocupa o cargo de prefeito do Rio foi de que instituiirá em seu governo a "balsa familia".

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! No Rio de Janeiro chuva forte não combina com maré cheia.Quando as duas se juntam os problemas são muitos.E pelo caminhar das coisas muito breve a região do Recreio/Barra/Camorim, com chuvas fortes sofrerá com refluxo do esgoto despejado nas lagoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como as lagoas da Barra e de Jacarepaguá continuam a ter essa denominação, já que não passam de charcos fétidos. Além dos muitos condomínios despejando esgotos, a absurda quantidade de "domicílios" da Cidade de Deus e de Rio das pedras devem fazer Deus pensar: "onde foi que eu errei?" Além do assoreamento dessas lagoas, a falta de escoamento das águas pluviais devido ao entupimento de bueiros, faz daquela região um inferno em dias de chuva. Quando garoto, eu escava dezenas de peixes nos canais da Joatinga e Marapendi, cujas águas eram claras. "Eram outros tempos".

      Excluir
  4. Quem é carioca da gema sem duvida já passou por tudo isso,infelizmente e vê a história se repetir. Moro perto da praça Vanharguen (aportuguesando o nome) e as enchentes no trecho que vai da praça até a São Francisco Xavier diminuíram bastante, sómente com essa obra malfeita, imagina se o Alcaide Paes fizesse os outros 3 piscinões ,o problema desapareceria.

    ResponderExcluir
  5. A terceira foto mostra um Pontiac em perda total. Em 1966, já era um carro velho e ninguém queria hidramáticos. Esse Pontiac já estava bem acabado e tudo indica ser 1949, apesar de faltarem muitos itens de série. O Fusca, 62 ou 63, acabou por jogá-lo no poste.

    ResponderExcluir
  6. Os efeitos do temporal na Ilha do Governador foram impressionantes! No entanto, muito do que foi observado poderia ter sido evitado SE o Poder Público tivesse um mínimo de atuação. Incrível como os fatos se repetem...

    ResponderExcluir
  7. Em postagem recente disse aqui o que o comentarista Joel Almeida repete hoje.Obra com galeria pluvial nunca deu voto porque fica embaixo da terra e o negócio bom é pracinha ,viaduto e rua asfaltada.Como mostram as fotos sempre foi assim e temos aí exemplo da década de 40.Gostaria de ver as viúvas de antanho dizendo que naquele tempo era diferente e que não haviam enchentes e todos os problemas que ainda persistem. E digo que naquela época a falta de luz e agua durante enchentes era pior.Lembro que no final dos anos 60 morava com meus pais no Flamengo e nós ficamos uma semana sem agua e banho era artigo de luxo.E tem gente que insiste em dizer que tudo era melhor no passado o que não é verdade.No caso da enchentes a bagunça é a mesma e eu continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. E o tema é o mesmo. Choveu! Foi Deus a cidade do Rio de Janeiro. Uma estupidez que se repete é que a cidade do Rio de Janeiro está ao nível do mar, e quando a maré está cheia, não permite que haja escoamento das águas para o mar. Fico cá com meus botões, pobre povo Holandês vive abaixo do nível do mar, se não tivessem resolvido este problema de engenharia, viveriam eternamente submersos. O problema das enchentes no Rio de Janeiro é puramente falta de vergonha, para resolver este problema, mas para isso precisamos mudar as nossas administrações e o nosso povo.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos.

    Nestes últimos dias a chuva caiu com bem menos força do que na semana passada, coisa esperada. Mas está mais democrática, atingindo a todos os cantos da cidade. Infelizmente a natureza humana mostra sua face mais medonha quando irresponsáveis, para dizer o mínimo, passam pelas redes sociais boatos infundados de uma passagem de furacão pela cidade no dia de ontem...

    ResponderExcluir
  10. O ucraniano, assim como outros fakes, deu as caras lá no Rio que Passou... Vamos acompanhar a reação do Decourt.

    ResponderExcluir