Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

1º DE JANEIRO

 
Já que sobrevivemos a mais um final de ano, após o espetáculo de fogos na Praia de Copacabana, acompanhado desde a mansão do Conde di Lido, o programa para hoje, neste lindo dia, é ir a São Conrado para um almoço leve.
 
Embora, como sempre, o serviço providenciado pela Condessa estivesse impecável (Caviar Frais Blinis, Crème Baltimore, Crème de cresson au caviar Sevruga, Salade de Coquilles Saint-Jacques à la Maraîchère, Boudin de homard, Andouillette de pied de porc aus truffes, Cassolette de langoustines bretonnes, Suprème de Cherne Paris, Chateaubriand avec une bouquetière de legumes, Pigeon rôti, Selle d´agneau farcie au jus de truffes, Canette aux miel et citron, Tarte aux fraises, Nougatine glacée aux poires Wiilliams, Fondant lacté au thé fumé, Dacquoise au café, Mille-feuille tiède à la vanille, Marquise au chocolate et à la pistache, Soufflé chaud au pain d´épices et à l´orange amère, alguns convidados preferiram descer para assistir de perto ao "show" da Anitta.
 
Com bom-senso preferi ficar desfrutando da imensa opção de bebidas do Conde di Lido, que com sua aposentadoria reajustada para "6 paus", ofereceu uma soberba champagne da casa G.H. Mumm, a Gordon Rouge, além do tradicional JW Black Label ( o preferido do anfitrião ). Durante o jantar foram servidos o tinto Château Margaux e o brano Meursault Blanc Clos de la Baronne du Château Labouré. 
 
 
 
 

 

27 comentários:

  1. Fotograma enviado pelo prezado Carlos Ponce de Leon de Paiva.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos e Feliz 2018.

    O ano está repleto de efemérides, especialmente referentes a 50 anos atrás.

    Hoje vários restaurantes das redondezas estão fechados e vou ter que improvisar na cozinha...

    Os fogos vistos da casa da minha irmã tinham uma vista mais ampla em profundidade do que os vistos aqui em casa, mas com algumas árvores atrapalhando. Pelo menos meia hora de fogos de todos os tipos e cores.

    ResponderExcluir
  3. Estou digitando esse comentário ouvindo "Song of Joy", Ode à Alegria, musica de Bethooven que em 1970 o cantor espanhol Miguel Rios gravou e foi um dos grandes sucessos daquele ano, isso sem dizer que naquela época "os dias eram assim".## Assisti aos telejornais matutinos e apesar dos quase três milhões de pessoas na "festa da virada" em Copacabana, quase todas se comportaram "bovinamente" como assim desejam os governantes. Famílias inteiras "acampadas nas areias", dormindo, comendo, fazendo suas necessidades e abluções de forma precária, mas mostrando uma "hienica alegria"{perdoem-me o neologismo). Afinal amanhã voltarão para Queimados, N. Iguaçu, Minas Gerais, E. Santo, etc, e deixarão um rastro de sujeira digna de povos africanos. Voltarão para seus casebres, seus barracos, suas dívidas, suas preocupações comezinhas, mas com a esperança de que daqui a dois meses tem carnaval, ainda que não tenham mais emprego, hospitais, mas "amam este país". "E la nave vá". Feliz ano novo

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mais simples: meu almoço será arroz, lentilha, bolinho de bacalhau e salada. Mais de acordo com minha classe econômica. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da sua risada, Hélio.
      Gostaria de dividi-la com o Menezes, com o Conde, com o Lino, com tantos que não possuindo uma fala grandiloquente entendem o problema real do Brasil.

      Excluir
  5. E na foto um esfuziante e hoje raro Mercury Convertible, Monterey (1957 ?). Começamos bem o ano.

    ResponderExcluir
  6. Se não estiver confundindo o local tem até uma boa piscina.
    O conversível "rabo de peixe" parece de brinquedo, num estilo que faz lembrar o carro da Lady Penelope, daquele seriado produzido com bonecos, os Thunderbirds.

    ResponderExcluir
  7. Caro Dr. D´, o Conde poderia dar uma aula sobre como oferecer um regabofe desses tendo uma aposentadoria de 6 paus. Quanto ao restaurante em São Conrado não me parece o bar Bem. Seria o Pot?

    ResponderExcluir
  8. Este é o desaparecido restaurante das Canoas. Não resta mais nada, só as escadas. Era considerado ultra-chic. Ali se realizou em 02/10/1952 o almoço comemorativo dos 20 anos de formatura dos médicos do Rio de Janeiro.
    Qualquer problema falar com o maitre Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Positivo. O Arqueologia do Rio certa vez fez um trabalho magnifico sobre ele.

      Excluir
  9. O Andre Decourt já falou sobre este restaurante: "O Restaurante da Canoa, como era chamado nos anos 50 era uma concessão pública, como os restaurantes da Quinta, da Praça Afonso Vizeu, os da Floresta da Tijuca e o finado Restaurante do Silvestre.

    Era uma idéia que vinha desde o período Passos a fim de levar movimento e “prender” os turistas e moradores da cidade a passeio nas regiões turísticas, alongando a sua estada na região e também como atrativo extra às belas estradas turísticas da região da Floresta da Tijuca.

    Ele foi inaugurado no início dos anos 50, numa das cabeceiras do Viaduto Berta Leitchic, inaugurado no ano de 1950 que, com seus pilotis e seção em forte curva, foi considerado um marco nas estruturas de concreto protendido durante décadas e até hoje é usado como exemplo nas aulas de cálculo nas faculdades de engenharia civil.

    O projeto do restaurante é muito curioso, o corpo central tinha forte inspiração déco, já a enorme varanda e terraço formavam um grande “bumerangue” de inspiração modernista com linhas que são vistas nas construções da Pampulha em BH, MAM e Aterro e em Brasília",

    Quem também publicou sobre este restaurante foi o Rouen.

    Continua o Andre, "o restaurante permaneceu ativo durante todos os anos 50 e 60, tendo fechado as portas possivelmente nos anos 70, seu terreno está hoje fechado com um muro e não é possível ver se algo permanece da estrutura construída nos anos 50."

    O Rouen descobriu que o arquiteto foi Carlos Calderaro.

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de elogiar o Mercury 57. Muito especial. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. O nome é Restaurante e Boite das Canoas.

    https://www.flickr.com/photos/cmmf46/2309264051

    A Casa das Canoas consta como tendo sido residência de Oscar Niemeyer é uma lindíssima casa na Estrada das Canoas, perfeitamente visível da Estrada, promove eventos desde 1984.
    Maravilhosa visão em noites "black tie".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Casa das Canoas nada tem a ver com o restaurante das Canoas.

      Excluir
    2. Foi o que eu disse acima. O da foto é o Restaurante e Boite das Canoas mais conhecido na época como Boite das Canoas. A segunda, sempre conhecida pela razão social, Casa das Canoas existe até hoje. Apenas acrescento os nomes corretos. Ser sempre fiel as correções e promover os devidos acertos trouxe ao SDR a credibilidade que possui hoje.

      Excluir
    3. Observador de correções.1 de janeiro de 2018 às 17:51

      Já que prima pela fidelidade e pelas correções, a expressão correta seria "sempre fiel às correções", sendo o "a" craseado, pois não?

      Excluir
  12. A foto P&B adicionada foi enviada pelo JBAN e mostra o pai dele com amigos no Restaurante Canoa.

    ResponderExcluir
  13. Palavras demoravam a ser modificadas. Devidamente conhecidas pela população que custava a incorporá-las ao seu vocabulário exigiam também que o usuário gostasse ou tivesse com elas alguma afinidade.
    Muito antes de o dicionário grafar a palavra mídia só a tv assim se referia ao conjunto formado pelas artes de divulgação das diversas notícias.
    Bem, nessa introdução, cabe uma solicitação. Gostaria de um esclarecimento para a palavra "virada" usada para a passagem do Ano Novo, que alguém já disse, ser chamado de Ano Bom em tempos não muito distantes.
    Virada porque? O ano passa, ele não vira, como acontece com tanta coisa hoje em dia.
    A repetição exaustiva da palavra por todos em um canal de tv, inclusive os convidados, é de péssimo gosto e a imposição à massa é ainda pior.
    Se alguém souber de algum regionalismo, por favor, me auxilie em minha santa ignorância.
    Um Feliz Ano Bom a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como muitas expressões de uns tempos para cá "virada" é uma palavra também aplicada no sentido da mudança de ano por pura invencionice paulistana. Talvez por lembrar o popular prato regional "virado à paulista". A capital do Estado de São Paulo se notabilizou por empregar determinadas expressões à guisa de gírias sem qualquer fundamento lógico ou brilho na sua criatividade. Mas, por conta de interesses do mercado midiático, tem o apoio das grandes emissoras de Rádio e TV. Desde os muito antigos como "bidu" e "não é de bolinho" até os mais recentes como "tá ligado", "tamo junto e misturado", "é nóis" e outros, somos obrigados a engolir esses despejos. Isso sem falar nos erros crassos como "dar o sax" (sacar a bola), o clássico "um chopes e dois pastel" e neologismos como "contrafluxo", palavra que não existe em qualquer dicionário confiável. A pauliceia desvairada não é exatamente o local onde a última flor do Lácio seja popularmente esgrimida com um mínimo de correção.

      Excluir
    2. Observador de correções1 de janeiro de 2018 às 22:56

      O Docastelo "matou no peito, encheu o pé", e "matou a pau" no português. Marco Licínio Crassus foi um bem sucedido "Patrício" romano enquanto não se aventurou em empreendimentos militares. Nessa aventura cometeu um erro de estratégia grosseiro que lhe foi fatal, daí a razão da expressão "erro crasso". Fica o registro...

      Excluir
  14. É...a aposentadoria de 4 paus faz milagres mesmo. O DI LIDO hoje está se recuperando do tremendo rega bofe de ontem, mas dizem as más línguas que a sobremesa foi picolé Chicabon. O que não faz uma recessão Brasileira.

    ResponderExcluir
  15. O gerente falou tá falado,mas deixar este regabofe promovido pelo Conde para assistir show da Anita e um espanto!!!Mesa de quebrar beiço e adega para derrubar Barão. Deve ter usado alguns dividendos daquela indústria de artefatos de couro que é um luxo....** Quando chego em algum lugar como hoje,fico mais espantado com o que fizeram com o Rio.Estou em Cracovia e quem conhece sabe.Ruas,praças, igrejas,predios construídos a trocentos e tantos anos perfeitamente conservados e convivendo com a modernidade em grande harmonia.Beleza.Embora o Joel tenha dado uma cutucada no meu Estado em seu comentário, tenho que admitir que em parte ele tem muita razão. Grande parte do que acontece no Brasil é especialmente no Rio é responsabilidade do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os prédios da praça do mercado (Rynek Glowny) em Krakow estão em perfeito estado de conservação, alguns do século 14. Mas eu pergunto, trata-e de um espanto ou apenas bom senso? Ou talvez não sofram de complexo de inferioridade e não tenham que demolir suas universidades de medicina para serem modernos ou resolver problemas com jovens de visão política divergente. Não consigo superar o ocorrido com o Palácio Monroe, totalmente desnecessário.

      Excluir
    2. E se possível, que tal parar de "rebatizar" os logradouros? Não saber o porque do nome de uma rua pode ser uma boa desculpa para aprender algo via Google.

      Excluir
  16. Boa noite a todos. Passando somente para assinar ponto, visto que hoje foi um dia de muito corre corre aqui em casa. Esse almoço de dia 1º de Janeiro, com toda a família e este ano acrescida da família da minha nora, serviu também para comemorar a vinda do primeiro netinho prevista final de Junho início de Julho. Aproveito a oportunidade para desejar a todos os comentaristas e ao gerente do SDR, que neste ano de 2018 seja repleto de realizações.

    ResponderExcluir
  17. Ele aparece no filme Copacabana Me Engana de 1969, com o Carlo Mossy e o Paulo Gracindo conversando.

    ResponderExcluir