Total de visualizações de página

sábado, 18 de novembro de 2017

FÁBRICA DA BRAHMA



 
Ontem, uma das fotos deixou dúvida sobre uma construção que foi identificada como a Fábrica da Brahma, na Rua Visconde de Sapucaí. Com a ajuda do Raul F. Souza e do JBAN, temos as três fotos de hoje que mostram a fábrica e a localização exata dela. Está, pois, confirmada a informação de que o prédio era mesmo o da fábrica.
Segundo conta Z. Brasil, a primeira fábrica da Cervejaria Brahma, localizada na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada em 1888, ainda no período imperial, e destruída em 2011.
Instalada no bairro do Catumbi, na Rua Visconde de Sapucahy, pelo imigrante suíço Joseph Villiger, o brasileiro Paul Fritz e Ludwig Mack com a denominação de Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia mudando posteriormente de nome para Companhia Cervejaria Brahma, que depois seria sucedida pela Companhia de Bebidas das Américas-AmBev, fusão das empresas Brahma e Antártica.

26 comentários:

  1. Fui algumas vezes nesse prédio com os cupons dos dividendos, certamente nos anos 70. Depois, o atendimento passou a ser no Banco Boavista, mas permanecia o sistema de ações ao portador, cada cautela representava uma quantidade e, em seu anexo, vinham os cupons, já predeterminados para cada distribuição de benefícios. Quando você comprava ações, elas vinham já recortadas até o benefício anterior. Era uma salada de papéis, cola do tipo dos Correios para prender os cupons no seu mapa, em ordem assim, ou assado. Era romântico, mas muito inseguro, pois todo mundo sabia que quem saía do prédio no meio da tarde, estava com dinheiro. Outros tempos...

    ResponderExcluir
  2. Havia também u depósito da fábrica na Rua Haddock Lobo na Tijuca.

    ResponderExcluir
  3. Para quem não sabe, existe ainda ua parte da "Velha Sapucaí". Entre Salvador de Sá e Frei Caneca existe uma viela de cerca de um metro de largura, onde o lado esquerdo é a grade do Sambódromo e o lado direito é composto de casas caindo aos pedaços e que faziam parte da "velha Sapucaí". É só conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre a caixa d'água que abastecia a fábrica não tem nenhuma informação.

      Excluir
  4. O processo com as ações da Brahma descrito pelo "obiscoitomolhado" era mesmo de outros tempos. A Brahma, agora Ambev, é uma ótima companhia em termos de distribuição de dividendos.
    Com postagens como a de hoje é possível constatar como o advento da internet e dos blogs permitiu que conhecêssemos muito sobre a nossa cidade. São tantos os pesquisadores e tão vasto o acervo disponibilizado de fotos e mapas que o conhecimento foi totalmente democratizado. Todos os interessados têm tido agora possibilidade de conhecer a história da cidade. E os depoimentos pessoais contando coisas que viveram transformam a visita aos blogs uma experiência muito agradável.

    ResponderExcluir
  5. Pois é,os únicos dividendos que posso ter recebido da Brahma foram os arrependimento no dia seguinte pelo excesso de uso.Sempre foi uma boa pedida na minha conta.Melhor que as demais antes das mais refinadas de hoje.Agora é múltipla escolha,deixando o milho no campo de colheita.A Lei Seca também é um contra no caminho.Este local da postagem desde que conheço não é nada interessante,salvo nos dias da folia.

    ResponderExcluir
  6. Tia Nalu não abandona o cumpanhêro.Só vai de 51.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Tempos outros em que no RJ existiam centenas de cervejarias de grande médio e pequeno porte. Só no Rio de Janeiro a Brahma tinha esta fábrica da Marques de Sapucaí que nos seus finalmentes só fabricava o chope, além dela tinha mais duas fábricas na Tijuca, uma na R. Almirante Crocane e outra na R. José Higíno, ambas hoje são supermercados. Na R. Riachuelo tinha a fábrica da Antártica, esta deu origem a um "causo" que ficou marcado para sempre na vida de um amigo.

    ResponderExcluir
  8. Cervejaria pode ser transformada em igreja?

    ResponderExcluir
  9. Começam a vazar na imprensa as diferenças entre o técnico Rueda e o elenco do Flamengo,coisa que já está mais que explicitada quando se vê o time em campo.O gringo ainda não conseguiu impor seu trabalho mas ao jogadores estão no boicote é evidente.Com o Zé Ruela estava tudo certo com os jogadores mandando,mas agora é clara a má vontade de muitos.O Rueda pode não ser a sétima maravilha mas não teve tempo para se impor e os jogadores estão tirando proveito.Elenco milionário,recebendo em dia e com infra estrutura de primeiro mundo.Querem o que mais?A direção de futebol pisou na bola contratando jogadores que vivem de nome e não estão jogando nada. É chegada a hora de mandar uma dúzia destes boleiros para o além e ficar com quem tem garra.A torcida do Botafogo está fazendo auê com o elenco que tem e reclama da situação.Fácil imaginar se estivesse nas condições do Flamengo.O Bandeira tem que tomar providências.Não entende nada de bola mas deve estar zuado como torcedor. É hora de preparar uma barca muito bem montada tirando os oportunistas e perebas do elenco.

    ResponderExcluir
  10. E já tenho uma lista na mão:Muralha,Pará,Rodolpho,Vaz,Mancuello,Trauco,Gabriel,Geuvânio,Romulo,Marcio Araújo,Renê e até mesmo Everton Ribeiro.Ninguém deu retorno ao clube e não mostram identidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda lá para General Severiano, nós já estamos acostumados a ensinar a jogadores do Flamengo a jogar futebol desde outras época. Sem fazer muito esforme fiz esta lista; Jadir, Zagalo, Gerson, Zequinha, Gonçalves, mais recentemente Airton.

      Excluir
  11. Como podemos ver no mapa, tinham um plano de duplicação da Av. Salvador de Sá também, além do viaduto S. Sebastião já projetado. Pelo que se vê, o vontade de demolir o entorno da Sapucaí vem de longo tempo.
    Lá do outro lado da linha da Central, ainda tem o trecho da velha Sapucaí com casas antigas e mal conservadas, praticamente desconhecidas pelos cariocas. Será que o som das escolas de samba chega até lá?
    E lá no alto do Santo Cristo, também destaque na 1ª foto para a Igreja de N.S. do Mont Serrat, difícil de se ver hoje em dia, devido às muitas construções, tanto de edifícios no entorno da Av. Pres. Vargas como de casas/sobrados no alto do morro.
    Falando em Sapucaí e Brahma lembramos de carnaval, que pode diminuir em riqueza e número de foliões no Rio em 2018, não só nos desfiles de escolas de samba como de blocos e outros detalhes mais. Por conta da mistura de falta de segurança pública e administração neo-pentecostal, nada carnavalesca (publicamente pelo menos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o país literalmente "F", esse povo ainda pensa em carnaval. Não tem jeito, para esse povo não tem solução, pelo menos pelos próximos 500 anos.

      Excluir
  12. Boa tarde a todos.
    Confesso de que não concordei muito da derrubada desse prédio. Era uma construção mais do que Histórica. Erguida em 1888 e posta abaixo pela sanha da corrupção em 2011.
    Enfim, alguém saberia me dizer o que há no lugar hoje?
    Extensão do Sambódromo?
    E por falar em Sambódromo, lembro de que na virada do século existia de um projeto de levar o Sambódromo para a Barra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolfgang, não há nada de relevante no local. Foi um desvario a construção desse Sambódromo. Um local distante da "urbe" seria de bom tamanho. Penso o mesmo das feiras livres, que deveriam ser banidas das ruas. FF. Tendo em vista os lamentáveis fatos ocorridos na Alerj, desde a libertação de três celerados, passando pela incrível "barração" da oficial de justiça na porta da assembléia, e da soltura dos presos sem a devida ciência so TRF, entre outras coisas, penso no General Mourão quando declarou em palestra que:"Cabe ao poder judiciário retirar da política e da vida pública os elementos que estão levando o Brasil a esse estado de coisas. Mas se o judiciário não fizer, nós o faremos". Acho que falta muito pouco para tal diante da pusilanimidade ou "algo pior" do STF, um grande "balcão de oportunidades". E há ainda os que ainda acreditam que "os poderes da República, harmônicos e independentes", bastam a si mesmos para "colocar o Brasil em ordem".

      Excluir
    2. Um povo que nunca lutou para conquistar alguma coisa, você espera o quê?

      Excluir
    3. A coisa está chegando a beira do abismo.Os fatos da Alerj retratam bem os desmandos do país.O STF perde a cada dia a identidade que por toda vida cultuou,daí....***
      Renan condenado>Deve estar morrendo de rir.

      Excluir
    4. Virou mais um setor do sambódromo e um espigão com gabarito acima dos prédios vizinhos.

      Excluir
  13. Boa noite a todos.

    Fiquei tão desconcertado com a data da implosão da fábrica da Brahma que tive que confirmar no Google. Achei que era mais recente...

    Houve uma fábrica da Antárctica em Jacarepaguá construída nos anos 80 que recentemente foi demolida para virar mais um condomínio do MCMV...

    O Paulo Roberto lembrou bem dos resquícios da Marquês de Sapucaí e outras ruas "do outro lado" da Presidente Vargas.

    ResponderExcluir
  14. Tenho saudades , trabalhei em dois setores da cervejaria engarrafamento e laboratório químico físico com a chefe Lúcia TEC Nelson e Maria Júnior aprendiz sou Benício Manoel saudades rua marquês de Sapucaí número 200 cidade nova Rio de janeiro até 1993 um abraço 2299860 4073

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhei lá também, em 96/97, até o dia de ser fechada. Trabalhava no envase de Chopp.

      Excluir
    2. Olá amigo, você lembra se trabalhou com meu avô? O nome dele é osmar, ficou até 94. Trabalhava no laboratório também.

      Excluir
    3. Meu tio ficou até o fechamento dali também. Se chama luzio.

      Excluir
  15. Trabalhei de fevereiro de 1980 a agosto de 1990 dez anos na melhor fábrica de serveja e de refrigerante do Brasil como mecânico de manutenção , o meu melhor emprego , minha filha mais velha nasceu em março de 1980 e entrei na empresa em fevereiro de 1980.

    ResponderExcluir